“Exercício Físico – o melhor comprimido para a sua Saúde”

Exercício físico pode ser feito em qualquer idade, mas é importante fazer uma avaliação médica antes de iniciar a prática desportiva, para avaliar o estado de saúde geral e as condições do coração. Segundo a Federação Mundial de Cardiologia, as pessoas que não praticam atividades físicas têm um risco duas vezes maior de sofrer de doenças cardíacas, ter tensão alta e desenvolver diabetes, quando comparadas com quem as pratica regularmente.

Durante a prática desportiva deve estar atento a alguns sinais de alarme e interromper o treino se necessário. Assim se torna importante a orientação de um profissional, para o ajudar a escolher o exercício certo para si, tendo em consideração fatores como a idade, estado geral de saúde, tensão arterial alta, problemas de coluna e peso.

Benefícios do Exercício Físico

Os benefícios do exercício são cada vez mais evidentes e reconhecidos pela ciência, tanto no que se refere à saúde física como ao bem-estar psicológico. Conheça alguns dos principais benefícios:

Controle do peso: o exercício é um dos pilares do estilo de vida saudável, contribuindo para o emagrecimento,  ganho de peso ou apenas a sua  manutenção.

Saúde músculo-esquelética: o exercício físico contribui grandemente para o fortalecimento de ossos e músculos, prevenindo osteoporose e outras doenças músculo-esqueléticas.

Colesterol: ajuda a reduzir o colesterol “mau” (colesterol LDL) e a aumentar para níveis saudáveis o colesterol “bom” (colesterol HDL), tornando-se vital para a saúde cardiovascular.

Hipertensão arterial: a prática de exercício físico é um dos pilares da prevenção ou do controle da tensão arterial, sendo essencial para o normal funcionamento do sistema vascular.

Energia: embora gaste energia durante o exercício, vai sentir-se mais desperto e energético  ao longo do dia.

Anti-stress: depois do exercício, os níveis de adrenalina e cortisol, duas hormonas de stresse, descem, contribuindo para que se sinta mais relaxado.

Humor: quando se exercita, aumenta a libertação de hormônios associada à sensação de felicidade e de bem-estar.

Insónias: é um dos melhores remédios naturais para quem sofre de insónias. A prática da atividade física é uma das principais atitudes que contribuem para uma boa noite de sono.

Auto-estima: consegue naturalmente melhorar a sua auto-estima e confiança em si próprio, o exercício físico e os desafios inerentes farão com que se sinta bem consigo e com o seu corpo.

5 dicas para quem tenciona iniciar a prática de exercício físico.

Acredite nas suas potencialidades e aposte na sua vontade, mas lembre-se que o corpo humano também tem limites. 

Devagar e gradual: comece a sua atividade física de forma progressiva e vá aumentando com o passar das semanas.

Mantenha a regularidade: por vezes menos é mais, prefira 2 ou 3 vezes por semana que consiga cumprir, do que praticar todos os dias na primeira semana e desistir após quinze dias.

Aquecimento prévio é indispensável: evite começar o exercício com movimentos muito enérgicos, o aquecimento permite preparar o seu corpo para o esforço que irá realizar.

Alongamentos: reserve sempre uns minutos no final do treino para realizar alongamentos. Estes são importantes para promover a flexibilidade, manter uma boa amplitude articular do movimento, ajuda ainda a reduzir a probabilidade de tensão muscular e articular. Reduz também o risco de lesões associadas à prática desportiva.

Atenção às lesões: dê atenção àquilo que sente e, se preciso, aconselhe-se com um especialista. Uma pequena dor hoje pode significar uma grande paragem no futuro, não desvalorize possíveis sintomas de lesão.

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